sexta-feira, 31 de julho de 2009

Devagar e sempre...

Esse mês de julho oportunizou-me férias muitos especiais. Não consegui me afastar completamente do ambiente profissional, pois estava envolvida em um projeto que não foi concluido na primeira semana de julho, conforme eu previra. Isso exigiu uma passada semanal na minha sala de trabalho. Não obstante, esse contexto, minhas férias foram extraordinárias, naquilo que me oportunizaram de aprendizado e de novas descobertas.
Nos ultimos dias de junho participei de uma oficina de chi kong mediada por uma terapeuta holística, amiga de longo tempo. Pude compreender melhor a sutileza da concepção de saúde das antigas tradições chinesas e sua noção de harmonização e equilíbrio. Percebi com mais intensidade meu corpo como algo vivo e pulsante que pode ser cuidado e restaurado a cada momento pela respiração completa, pela postura correta e pelas atitudes positivas. Em seguida experimentei os benefícios da moxaterapia e da reflexologia, técnicas milenares com os mesmos objetivos anteriores.
O grupo que participou comigo foi unânime no reconhecimento dos benefícios dessas terapias, principalmente quanto a sutileza de sua eficácia. Com um trabalho corporal que utiliza os movimentos sem pressa e sem força exagerada pudemos sentir a dimensão da energia existente em nosso organismo. Foi gratificante também a forma de ocupar o espaço em relação ao próprio corpo e o corpo do outro. Um sentimento de respeito e integração tomou conta de todos.
Esse tipo de terapia nos propicia uma tomada de consciência real da unidade corpo e mente, da relação ceu e terra e da unidade dos contrários. Somos convocados a uma atitude de reciprocidade com o entorno. Para sermos efetivamente o que somos temos que possibilitar que o todo seja o que é.
A saúde é uma decorrência de uma harmonia total. O conceito de saúde está relacionado as diversas dimensões que inclui o físico, o psíquico, o social e o cultural.
Estar saudável ou doente depende da postura e da atitude diante do todo da vida.
Começar o mês de julho mergulhando nas tradições milenares de outras culturas, baseadas em valores e conceitos por vezes antagônicos ao nosso mundo capitalista proporcionou-me refletir sobre a graça e a beleza de cada momento como realmente nos é dado. Ajudou-me a esperar o tempo e os seus acontecimentos com serenidade e alegria, acreditando que em cada pequeno fato do cotidiano haveria uma riqueza a ser descoberta e apreciada. Isso propiciou-me viajar sem sair de minha cidade e viver cada dia como se fosse uma grande aventura, realizando coisas tão simples e que se tornaram imensamente prazerosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário